Na área de transporte de mercadorias, uma tarefa que requer extrema cautela por parte dos motoristas e outros profissionais encarregados do carregamento do veículo é a distribuição de carga. Quando realizada de maneira incorreta, essa etapa pode acarretar uma série de complicações, incluindo penalidades financeiras, apreensão do veículo, prejuízos aos produtos e ao caminhão, além de aumentar o risco de acidentes.

A seguir, vamos saber como distribuir corretamente a carga que será movimentada e por que é tão importante dedicar um pouco mais de cuidado a essa etapa do transporte.

Por que é importante fazer a distribuição de cargas corretamente?
A distribuição de carga é a forma com que as mercadorias serão acomodadas dentro do veículo antes de seguirem para entrega. Especialmente em veículos pesados, de grande porte, a distribuição de carga deve ser feita do jeito certo, de acordo com orientações específicas, como:

Não ultrapassar o peso total definido pelo fabricante do veículo e nem a sua capacidade máxima de tração;
Fazer a distribuição conforme a posição dos eixos, evitando sobrecarregá-los;
Respeitar as características das mercadorias;
Não deixar espaços vazios entre os produtos alocados;
Distribuir os itens uniformemente, mesmo que eles estejam em uma quantidade pequena.
A correta distribuição de mercadorias dentro do veículo é uma prática que deve ser adotada dentro da gestão de transporte, pois evita uma série de problemas para o fornecedor, para a empresa que adquiriu a mercadoria e para o consumidor final.

Veículos que circulam com peso excessivo estão sujeitos a multas e apreensão pelos órgãos fiscalizadores rodoviários. A sobrecarga também aumenta os riscos de acidentes, pois reduz o controle do motorista sobre o caminhão.

Além disso, uma carga mal distribuída pode danificar as mercadorias armazenadas, elevando os custos do proprietário dos produtos, estendendo o prazo do frete e arranhando a imagem positiva que o cliente tem daquela marca.

O próprio caminhão também está sujeito a desgastes. Com um peso excessivo, os pneus, eixos e até o chassi podem sofrer avarias e deformações.

Além disso, o veículo tende a ficar mais instável devido ao volume de mercadorias ou má acomodação dos itens. Em razão disso, o motorista pode sentir a necessidade de parar mais vezes durante o percurso, o que deve atrasar a entrega, além de aumentar o risco de roubos e furtos nas estradas.

No próximo tópico, vamos aprofundar os riscos envolvidos na distribuição inadequada de cargas.

Quais os riscos da distribuição de carga irregular?
Antes de aprender como fazer a distribuição de carga corretamente, é importante saber o que a falta desse cuidado pode acarretar. Veja as principais consequências!

Cobrança de multa
Apesar de estar dentro do limite de peso permitido para o caminhão, caso a distribuição da carga não seja feita adequadamente, o caminhoneiro poderá levar uma multa por exceder os limites por eixo. É o que diz o artigo 6º da Resolução nº 258, de 2007, do Contran.

Além da multa, o caminhoneiro somente poderá seguir viagem após remanejar a carga dentro da carroceria para eliminar o excesso de peso no eixo. Além disso, o valor da multa sobe à medida que o peso excede os limites, aumentando o prejuízo do motorista.

Mercadorias danificadas
Ao não supervisionar o carregamento do caminhão, pode até ser que a carga fique com o peso distribuído de maneira satisfatória, mas sem amarração ou apoio. O resultado dessa falta de cuidado é a movimentação das mercadorias ao balançar o caminhão em curvas, freadas e arrancadas. Isso fará com que os itens carregados se choquem uns com os outros, causando avarias.

Sobrecarga do implemento
Outro problema da distribuição de carga de forma inadequada na carroceria é a sobrecarga do implemento, que pode ser tanto sobre os eixos ou entre eles. Caso seja sobre as rodas, haverá desgaste acentuado de pneus e suspensão. Por outro lado, se concentrar demais a carga entre os eixos, isso poderá comprometer o chassi da carroceria com trincas ou empenamentos.

Risco de acidentes
A distribuição de peso desigual dentro da carroceria do caminhão o torna instável, aumentando as chances de acidentes, principalmente tombamentos. Isso ocorre quando o centro de gravidade fica muito alto ou deslocado para um dos lados do veículo.

Quais os principais tipos de distribuição de cargas?
Na hora de carregar o veículo, é possível adotar modelos diferentes de distribuição de carga. A escolha deve ser feita de acordo com o que for mais conveniente e seguro para a mercadoria e para o transportador. Confira os principais tipos:

Distribuição por peso
A distribuição por peso leva em conta a localização dos eixos e também a própria carroceria. Devemos evitar o peso excessivo sobre apenas um eixo, que pode causar danos.

Outra dica é concentrar a quantidade maior de peso no meio da carreta, evitando sobrecarregar suas extremidades. Apesar disso, se for possível, o mais recomendado é dividir o peso ao longo de toda a carreta, com uniformidade.

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