O adiantamento de frete é uma das principais preocupações dos caminhoneiros. Se você também está nesse grupo, deve saber que planejamento, experiência e bons contatos são fundamentais para conseguir viagens lucrativas sem depender dos agenciadores.
É por meio de uma boa negociação que você consegue maximizar seus ganhos na estrada, fazendo o frete valer a pena. E, para isso, existem algumas técnicas que você pode aplicar no seu trabalho, dignas dos melhores vendedores. Lembre-se: embora sua principal atividade seja dirigir o caminhão, a verdade é que, no mundo atual, se sobressai mais quem sabe fazer negócios de forma mais eficiente.
Nesse sentido, vale muito a pena diversificar os conhecimentos e entender melhor sobre as técnicas de negociação de fretes, sempre buscando o lucro. Diversificar serviços, participar de eventos, escolher produtos e cargas com maior margem estão entre as possibilidades para que você busque mais sucesso.
Então, fica a pergunta: como conseguir um bom adiantamento de frete? Neste post, preparamos 7 dicas para você aumentar consideravelmente a sua lucratividade do frete. Vamos lá?
1. Saiba o que interfere no valor do frete
O valor de um frete não está relacionado somente à distância percorrida e ao custo do combustível. Afinal, existem diversas outras variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de calcular o valor real do transporte de mercadorias a fim de ter uma margem de lucro significativa.
Caso os cálculos não sejam feitos com cuidado, o motorista corre o risco de ter prejuízos ou realizar o trabalho sem ganhar nenhum ganho. Para ajudar, separamos algumas métricas que devem ser observadas ao calcular o valor do frete. Confira quais são a seguir.
Peso e cubagem
A cubagem está relacionada ao espaço que a carga transportada ocupará no veículo. Itens volumosos ou de difícil encaixe, por exemplo, podem ser mais leves que outros produtos, mas demandam muito espaço interno da carroceria. Como não será possível levar grande quantidade de produtos, o frete fica mais oneroso.
Já o peso da carga afeta o desgaste das peças do caminhão, como os freios e pneus, além de ter influência no gasto de combustível. É por esse motivo que transportadoras dão preferência pelo cálculo em quilo movimentado.
Dica: Tipos de caminhão para frete: qual é o ideal para sua carga?
Distância e percurso
Quanto maior a distância percorrida, maior será o gasto com combustível e, por consequência, o valor do frete. Além disso, é fundamental analisar o percurso que será feito, visto que existem vários trechos que cobram pedágio aqui no Brasil e esses custos também devem ser adicionados ao valor final do frete.
Outro motivo que encarece o frete é a situação do caminho até o destinatário. Locais em que as vias são de difícil acesso, estão em mal-conservadas ou são perigosas, por exemplo, demandam um frete mais caro. O mesmo é válido para locais de alta periculosidade e risco para o motorista e para a carga.
Valor da carga
O valor daquilo que for transportado deve estar descrito na nota fiscal, sendo fundamental para o cálculo do seguro de carga. Produtos de alto valor aquisitivo, por exemplo, terão um frete mais caro, uma vez que o seguro para a sua proteção também será mais oneroso.
Prazo de entrega
Entregas com urgência demandam um procedimento diferenciado em relação ao padrão. Essa agilidade agrega valor ao serviço, fazendo com que o valor cobrado seja maior que o habitual.
Características da carga
Cada categoria de carga requer atenção diferenciada. Itens frágeis, como televisores, necessitam de embalagens específicas e de veículos com revestimento interno acolchoado. Por outro lado, produtos alimentícios demandam a devida refrigeração, caso contrário, há o risco de deterioração durante o transporte. Nestes cenários, devido às particularidades do frete, é comum que o custo seja mais elevado.
Diversifique serviços
Se você é um caminhoneiro muito seletivo, chegou a hora de repensar. Quanto maior a sua versatilidade na hora de carregar o seu caminhão, melhores são as chances de conseguir bons fretes. Fechar demais a gama de serviços só vai fazer com que você perca negócios. Veja algumas possibilidades:
- frete com carga complemento: se você tem um espaço vazio na carroceria, não deixe de aproveitá-lo. As cargas complemento são aquelas que ocupam pouco espaço e podem viajar compartilhando a sua carroceria. Isso potencializa a sua viagem e aumenta a margem de lucro;
- frete com carga completa: esse é considerado o frete ideal, pois ocupa todo o espaço do seu caminhão e aproveita todo o potencial da viagem. Nem sempre é possível consegui-lo, mas se aparecer uma chance, não deixe passar;
- cargas leves: embora possam ocupar todo o espaço do caminhão, pesam pouco e são lucrativas, pois ajudam na economia de combustível, desgastam menos o caminhão e permitem que você atinja velocidades maiores, chegando mais rapidamente ao destino;
- cargas pesadas: geralmente são mais caras, pois os produtos transportados têm alto valor agregado. Nesse tipo de carga, não deixe de levar o desgaste do caminhão em consideração na hora de calcular o preço do frete, caso contrário, o prejuízo ficará com você.
O importante é estar aberto para fazer todo o tipo de transporte, aumentando a sua gama de possibilidades. Se for o caso, estude se vale a pena investir em um caminhão mais versátil, que possibilite transportar diferentes tipos de carga. Embora pareça ser um investimento muito alto inicialmente, rapidamente você poderá pagá-lo.
Caso precise de serviços de frete ou carga e descarga entre em contato conosco clique aqui